Postagem em destaque

Posso comer peixe menstruada?

Quem tem gastrite pode tomar leite?

http://duvidasalimentacaosaudavel.blogspot.com/2016/10/quem-tem-gastrite-pode-tomar-leite.html
Bem, esse assunto é bastante controverso, pois de um lado, especialistas afirmam que não faz qualquer diferença, porém outros acreditam que o leite tende a prejudicar aqueles que estão com a gastrite instalada.

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto, o leite tem um PH normalmente básico (ou alcalino), isso quer dizer que ele tem a capacidade de neutralizar ácidos fracos, isso seria maravilhoso para quem sofre com a gastrite, pois se os alimentos ácidos intensificam as dores no estômago, logo, o leite sendo alcalino, ajudaria diretamente na melhora da gastrite, porém não é bem assim que funciona.

Acontece que dependendo da quantidade de leite ingerida, o estômago pode reagir, causando um efeito rebote, ou seja,  produzindo ainda mais ácido, piorando as dores e agravando o quadro da gastrite.

O mais "seguro" seria evitar o consumo do leite e seus derivados, porém grande parte dos especialistas afirma que não há problemas em consumir o leite de forma moderada (até 500ml por dia).

A questão pessoal também é muito importante, você pode testar com uma pequena quantidade de leite, se você ingerir e se sentir desconfortável, é melhor evitá-lo até que se recupere totalmente da gastrite, caso não sinta nenhuma dor ou desconforto, então você pode utilizá-lo com moderação.

"Eu mesma consumi leite quando tive gastrite e não tive qualquer problema com ele, porém conheço relatos de pessoas que não se sentiram confortáveis." (Autora do artigo)

Falando nisso, o próprio café na grande maioria das vezes agrava as dores no estômago, tem efeito semelhante ao da pimenta, podendo aumentar a produção de ácido e irritação local.

OBS: Se você tem qualquer intolerância (estima-se que 50% dos adultos tenham intolerância) ou má digestão quando consome o leite ou seus derivados, então com certeza você deve evitar o consumo.


Confira esta entrevista feita pelo Dr. Drázio Varella com um especialista no assunto Dr. Rafael Possik: